A fundação da Grande Loja Maçônica do Estado do Tocantins

As raízes da Grande Loja Maçônica no Estado do Tocantins, como as do próprio Estado, estão em território goiano.



Criado o Estado do Tocantins a 5 de outubro de 1988 e instalado dia 1 de janeiro de 1989, o Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, Respeitabilíssimo Irmão Antônio Batista Xavier, in Memoria, dia 5 de novembro deste mesmo ano de 1989, editou o Decreto no. 032-87/90, criando a Potência tocantinense:

“Decreto no. 032-87/90.

Cria a M∴ R∴ Grande Loja Maçônica do Estado do Tocantins.

ANTONIO BATISTA XAVIER, Sereníssimo Grão Mestre da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, tendo em vista os inalteráveis Landmarks e usando das atribuições que lhe confere o Art. 8°,inc. I da Constituição, FAZ SABER a todas as Lojas e Maçons daJurisdição, para que CUMPRAM e FAÇAM CUMPRIR;

CONSIDERANDO a criação e instalação do Estado do Tocantins com o desmembramento do Estado de Goiás;

CONSIDERANDO que em o novo Estado existem 23 Lojas jurisdicionadas à GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DE GOIÁS;

CONSIDERANDO o desejo dos IIr∴ Tocantinenses de fundarem a sua própria Grande Loja;

CONSIDERANDO que para uma Grande Loja ser regular é necessário que a mesma seja fundada, instalada e receba a Carta Constitutiva de uma potência regular e reconhecida por outras Grandes Lojas;

CONSIDERANDO que a GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DE GOIÁS foi fundada, instalada e recebeu a Carta Constitutiva da Sereníssima Grande Loja do Estado de São Paulo, nascendo assim sob a égide da regularidade maçônica, agora reconhecida por quase todas as Grandes Lojas do Universo, HÁ POR BEM baixar o seguinte DECRETO No. 032-87/90

Art. 1° – Fica criada a GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DO TOCANTINS, com o título de Muito Respeitável.

Art. 2° – Fica concedida à mesma a Carta Constitutiva para que possa gozar de todas as prerrogativas de uma Potência autônoma e soberana.

Art. 3° – A jurisdição da nova Grande Loja abrangerá todo o Estado do Tocantins, a partir desta data.

Art. 4° – Por livre escolha da maioria dos IIr.’. do novo Estado, a M∴ R∴ GRANDE LOJA DO ESTADO DO TOCANTINS terá como sede provisória a cidade de Araguaína.

Art. 5° – Ficam os Grandes Secretários de Relações Interiores e Exteriores incumbidos de registrar e publicar o presente decreto, revogando-se as disposições em contrário e entrando em vigor no ato da assinatura.

Dado e traçado no Gabinete do Sereníssimo Grão Mestre, em Goiânia, Capital do Estado de Goiás, aos cinco dias do mês de novembro de hum mil, novecentos e oitenta e nove (05/11/1989), E∴ V∴



ANTONIO BATISTA XAVIER
Grão Mestre



Eduval Pereira Maia
Gr∴ Orador

Samuel Jordão Dilson Antunes de Oliveira
Gr∴ Sec∴ RRel∴ IInt∴ Gr∴ Sec∴ RRel∴ EExt∴ Adj∴”

A mudança sede da Grande Loja, do município de Araguaína para Palmas, ocorreu dia 18 de fevereiro de 2002, estabelecendo-se um cômodo, alugar, na Quadra 104 Norte.

E sua inauguração oficial, sob a denominação de Palácio da Fraternidade, deu-se dia 8 de fevereiro de 2014.

Visite-nos

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. | É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. | Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.